INSS 2021: confira calendário e como fazer a prova de vida online ou no banco

18/05/2021



INSS 2021: confira calendário e como fazer a prova de vida online ou no banco

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará a bloquear os pagamentos dos beneficiários que foram convocados a realizar a prova de vida mas não realizaram a comprovação. Como medida de proteção à COVID-19, o processo havia sido suspenso desde março do ano passado e estava previsto para ser retomado em maio deste ano, sendo adiado para junho. 

Em decorrência da continuação da pandemia, haverá o revezamento dos prazos de vencimento para que seja realizado o recadastramento presencial de forma segura. Segurados deverão recadastrar senhas dos cartões em que recebem o benefício para continuar válido. 

Quem deverá fazer primeiro a prova de vida

Aqueles que estiverem com a prova de vida vencida desde antes de março de 2020 serão os primeiros convocados a realizar a comprovação. Depois, serão chamados aqueles com vencimento em março/abril e assim sucessivamente, agrupando de dois em dois meses.

 

Mês em que a prova de vida venceu

Novo prazo para o recadastramento

Março e abril/2020

Junho/2021

Maio e junho/2020

Julho/2021

Julho e agosto/2020

Agosto/2021

Setembro e outubro/2020

Setembro/2021

Novembro e dezembro/2020

Outubro/2021

Janeiro e fevereiro/2021

Novembro/2021

Março e abril/2021

Dezembro/2021

Como fazer a prova de vida no banco

Beneficiários que possuem biometria cadastrada podem realizar o recadastramento da senha direto no caixa eletrônico. Aqueles sem biometria deverão ir até a agência bancária, com CPF e documento com foto.

Prova digital

Usando a biometria facial é possível realizar a prova de vida sem sair de casa, sendo destinados aos aposentados e pensionistas que têm biometria cadastrada no governo, como pela CNH digital por exemplo. Para isso, será necessário o app do Meu INSS.

  • Abra o app e realize login;
  • Surgirá uma mensagem avisando que a prova de vida venceu e a opção “Instale o Meu gov.br”;
  • Selecione “Autorizações”, escolha a pendência e clique em “Autorizar”;
  • Será solicitado o uso da câmera para tirar foto, selecione “Permitir”;
  • Uma pergunta específica do de algum documento que está cadastrado no governo será solicitado, responda conforme a pergunta;
  • Na sequência, posicione sua face no centro do círculo que aparecerá na tela do celular e faça os movimentos solicitados;
  • A barra azul mostrará quanto tempo falta para concluir o exame, ao fim, a prova de vida estará concluída

Agendando a prova em domicílio 

Para aposentados maiores de 80 anos ou maiores de 60 com problemas de locomoção podem solicitar o agendamento da prova de vida em domicílio, através do telefone “135” ou pelo site do “Meu Inss”. Para a solicitação, deverá ser comprovado com laudo médico a condição do beneficiário.

Fonte: Portal www.contabeis.com.br