Quais os benefícios da contabilidade gerencial para a empresa?

16/08/2022



Quais os benefícios da contabilidade gerencial para a empresa?

Dentre o maior foco que toda a empresa tem está o seu crescimento com muita prosperidade. Contudo, nem todos os negócios conseguem desenvolver estratégias capazes de fazer isso acontecer e as que conseguem entendem a importância da contabilidade nesse processo.

Isso ocorre porque muitas delas pensam na contabilidade de maneira equivocada, como uma mera obrigação junto ao fisco, apenas por ser uma imposição legal. 

Nesse sentido, se você é dono do seu negócio e pensa assim, saiba que vai acabar perdendo a grande oportunidade de entender os rumos da empresa, pois ignora informações valiosas do momento atual do patrimônio da empresa e também as importantes tendências.

Na leitura a seguir vamos ajudar a mudar de ideia e entender mais sobre a importância da contabilidade gerencial. Acompanhe!

O que é contabilidade gerencial?
A contabilidade gerencial registra, avalia, organiza, interpreta e demonstra as variações que ocorrem com o patrimônio do empreendimento. Permite comparações externas e um controle sobre os gastos utilizados em treinamento de funcionários e em outros setores.

As comparações externas são feitas com empresas concorrentes, e segue sendo o maior benefício da prática. Sendo assim, é possível fazer um estudo sobre as tendências do mercado e planejar os próximos passos para o futuro.

Em resumo, essa ferramenta auxilia no processo de decisão da empresa, pois fornece informações necessárias e úteis para que o empreendedor com o contador pensem em estratégias mais assertivas para o negócio.

Quais os benefícios da contabilidade gerencial para o seu negócio?
Dentre o maior benefício da contabilidade gerencial podemos citar que é auxiliar na tomada de decisão, mas não é só isso. Confira abaixo outros benefícios da prática.

Redução de riscos
A contabilidade gerencial oferece informações e dados concretos, o que diminui o risco de cometer erros ao tomar decisões, evitando assim os prejuízos com o negócio.

Aumento de produtividade
Por fornecer dados e informações sobre o negócio, fica mais fácil de entender quando há necessidade de investir em capacitação da equipe, contratação de novos colaboradores ou manutenção de máquinas, por exemplo.

Precificação mais eficiente
É comum que as empresas não considerem os fatores externos e acabam não orçando seus produtos e serviços de forma correta. Nesse caso, a contabilidade gerencial auxilia a entender verdadeiramente quanto vale cada um.

Otimização da gestão financeira
O crescimento de uma empresa envolve também a parte financeira. Ou seja, a contabilidade. Dessa forma, pode-se afirmar que a contabilidade financeira trabalha para que os investimentos sejam otimizados e a empresa tenha resultados cada vez mais satisfatórios.

Entre outras vantagens também podemos citar:

Gestão financeira através de fluxo de caixa;
Redução de desperdícios;
Comunicação que favorece decisões estratégicas.
Diferenças entre a contabilidade gerencial e a contabilidade fiscal

A Contabilidade Gerencial obtêm dados e os apresenta de maneira específica, bastante minuciosa, servindo principalmente aos gestores e demais cargos superiores. 

Em outras palavras, eles fazem uso dessa Contabilidade Gerencial para tomarem decisões operacionais em prol da empresa, impactando assim na vida financeira do negócio. Esse método de contabilidade depende muito da previsão de mercados e tendência.

Já a Contabilidade Financeira tem foco externo, sendo apresentada para os agentes que estão fora da empresa. Seu intuito é elaborar demonstrações financeiras para clientes, acionistas, credores.

Ela é utilizada para comprovar como anda a saúde financeira da organização. Só aí percebe-se a principal diferença entre ela e a Contabilidade Gerencial, pois enquanto uma apresenta período passado, a outra foca no futuro.

Além disso, a contabilidade gerencial não tem a obrigação de seguir regras, ou seja, ela depende simplesmente do que o gestor de cada empresa preferir. Enquanto a Contabilidade Financeira é obrigatória, ou seja, informações sobre a situação patrimonial, fluxo de caixa e resultados devem ser publicadas e auditadas.

Conclusão
A contabilidade gerencial tem papel fundamental na gestão estratégica da organização, pois tem origem na demonstração contábil, já que determina os custos, despesas, ativos e passivos, detalhando cada movimentação do patrimônio e as variações que podem afetar o empreendimento no futuro.

É importante que o contador tenha conhecimentos técnicos sólidos, tanto na parte financeira quanto na fiscal. Isso inclui conhecimento sobre a legislação acerca de tributos e encargos no Brasil. 

Por isso, a busca constante por atualização e capacitação também devem ser pré-requisitos para esses profissionais.

 

Fonte: Jornal Contábil